Tintas.

As tintas são líquidos coloridos que estão em uso desde o início da escrita e do desenho, e são usados ​​para escrever ou imprimir em superfícies, pintar paredes e dar vida a qualquer coisa que precise de cor. A parte mais importante do processo de fabricação de tinta é o corante ou pigmento que dá tinta à sua cor.

Corantes e Pigmentos

No processo de fabricação de tinta, os dois fatores mais importantes são o corante e o pigmento. Os corantes são materiais coloridos que se dissolvem na tinta. Os pigmentos, por outro lado, são materiais usados ​​em tinta que deve ser moída em um pó fino ou é possível que eles possam se assentar ou se separar da tinta.

Outros ingredientes

Enquanto corantes, pigmentos ou ambos são usados ​​para dar tinta às suas propriedades de cor, o ingrediente corante é principalmente misturado com água; no entanto, não é incomum que os agentes corantes sejam colocados em álcool ou outros produtos químicos, dependendo do uso pretendido da tinta.

Processos

O processo de fabricação de tinta mudou pouco desde a sua criação. Por exemplo, os componentes são colocados em uma panela grande ou em uma bacia que é frequentemente aquecida. Em seguida, a mistura é aquecida até que seja misturada em um líquido liso. Além disso, às vezes, a tinta é filtrada através de uma tela ou outro dispositivo para garantir que não haja separação ou sobrantes que possam entupir ou interferir com a finalidade pretendida pela tinta.

História

A tinta faz parte da história humana antes mesmo de começar a escrever. Por exemplo, desenhos de cavernas em tempos pré-históricos não teriam sido possíveis sem um corante ou base de pigmento. Os primeiros corantes e pigmentos eram feitos de plantas e minerais, como sucos de frutas e vegetais. Tintas antigas também eram feitas de partes de animais ou excreções de lula e polvo e o sangue de marisco.

Usos Modernos

A tinta moderna é classificada em duas categorias: tintas de impressão e tintas de escrita. Enquanto uma grande quantidade de tinta moderna é sintética, a tinta é usada atualmente para encher canetas e fazer livros e jornais. A tinta é encontrada em todos os lugares da vida moderna, da moeda que usamos impressa com tinta para caixas de cereal em lojas e anúncios impressos