Pneus

Um pneu é um invólucro de borracha forte e flexível preso ao aro de uma roda. Os pneus proporcionam uma superfície de aderência para a tração e servem como uma almofada para as rodas de um veículo em movimento. Os pneus são encontrados em automóveis, caminhões, ônibus, trem de pouso de aeronaves, tratores e outros equipamentos agrícolas, veículos industriais, como empilhadeiras e transportes comuns, como carrinhos de bebê, carrinhos de compras, cadeiras de rodas, bicicletas e motocicletas.

Os pneus para a maioria dos veículos são pneumáticos; o ar é mantido sob pressão dentro do pneu. Até recentemente, os pneus tinham um tubo interno para manter a pressão do ar, mas agora os pneus são projetados para formar uma vedação de pressão com a borda da roda.

O inventor escocês Robert Thomson desenvolveu o pneu com tubo interno em 1845, mas seu design estava à frente de seu tempo e atraiu pouco interesse. O pneumático foi reinventado na década de 1880 por outro escocês, John Boyd Dunlop, e tornou-se imediatamente popular entre os ciclistas.

A borracha natural é a principal matéria-prima utilizada no fabrico de pneus, embora também seja utilizada borracha sintética. A fim de desenvolver as características adequadas de resistência, resistência e resistência ao desgaste, no entanto, a borracha deve ser tratada com uma variedade de produtos químicos e depois aquecida. O inventor americano Charles Goodyear descobriu o processo de fortalecimento da borracha, conhecido como vulcanização ou cura, por acidente em 1839. Ele vinha experimentando a borracha desde 1830, mas fora incapaz de desenvolver um processo de cura adequado. Durante um experimento com uma mistura de borracha e enxofre da Índia, a Goodyear deixou cair a mistura em um fogão quente. Uma reação química ocorreu e, em vez de derreter, a mistura de borracha e enxofre formou um caroço duro. Ele continuou seus experimentos até poder tratar as folhas contínuas de borracha.

Hoje, fábricas grandes e eficientes, equipadas com trabalhadores qualificados, produzem mais de 250 milhões de pneus novos por ano. Embora a automação guie muitas das etapas do processo de fabricação, os trabalhadores qualificados ainda precisam montar os componentes de um pneu.

Matéria prima

A borracha é a principal matéria-prima usada na fabricação de pneus, e borracha natural e sintética são usadas. A borracha natural é encontrada como um líquido leitoso na casca da seringueira, a Hevea Brasiliensis. Para produzir a borracha bruta usada na fabricação de pneus, o látex líquido é misturado com ácidos que causam a solidificação da borracha. As prensas espremem o excesso de água e transformam a borracha em lençóis, e depois as folhas são secas em altos fumeiros, comprimidas em enormes fardos e enviadas para fábricas de pneus em todo o mundo. A borracha sintética é produzida a partir dos polímeros encontrados no petróleo bruto.